Covid-19 – Pela primeira vez, um estudo mostrou os efeitos do novo coronavírus no sistema circulatório. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, identificaram a formação de vasos entopidos em pacientes com Covid-19 em estado grave. 

A análise mostrou a formação de coágulos microscópicos, chamados de “microtrombose” na língua dessas pessoas. Portanto, sinaliza que a trombose microvascular é sistêmica e pode afetar diferentes órgãos. 

Em entrevista, Carlos Miranda, professor da Faculdade de Medicina da USP, analisou os resultados da pesquisa e afirmou que é o primeiro estudo que conseguiu mostrar, desde a internação do paciente, a presença dos coágulos.

“Ao utilizar um microscópio especial conseguimos visualizar os vasos debaixo da língua e, a partir deles, a gente conseguiu demonstrar a presença desta trombose e dos pequenos vasos”, explica.

Ainda de acordo com Miranda, o estudo se difere das outras pesquisas relacionadas ao assunto por se tratar de um monitoramento constante, desde a internação do paciente e não apenas com análise da necrópsia. 

“Esse é o primeiro estudo que a gente conseguiu mostrar, desde a fase inicial do paciente, na internação a presença destes pequenos coágulos. Em outros estudos, já se tinham notado a presença dos coágulos nos pulmões, mas na fase da necrópsia e ficava a dúvida sobre a causa deles”, avaliou.

A pesquisa aponta ainda que, dos 13 pacientes avaliados, 11 tinham pequenos trombos.