Brasília – A Universidade de Brasília (UnB) expulsou 15 estudantes acusados de cometer fraudes para ingressar no ensino superior por meio da política de cotas raciais. Outras 2 pessoas tiveram diplomas cassados e 8, que já estavam afastadas da instituição por outros motivos, tiveram os créditos anulados.

A reitora Márcia Abrahão assinou a expulsão nessa segunda-feira (13), informou a faculdade em nota.

Os expulsos são 4 alunos do curso de Direito, 4 de Medicina, 3 de Ciências Sociais, 1 de Letras-Francês, 1 de Ciência da Computação, 1 de Engenharia de Software e 1 de Medicina Veterinária. Os ex-alunos punidos com cassação de diploma cursaram Direito na instituição e também tiveram os créditos anulados.

De acordo com a UnB, o processo começou em 2017, “quando a instituição recebeu denúncia de fraude na utilização da política de cotas raciais por parte de 100 estudantes”.

A partir disso, a administração resolveu abrir sindicância e nomeou uma comissão para analisar os casos. No ano seguinte, mais um aluno entrou para a lista.

Em uma primeira avaliação, 73 estudantes tiveram participação descartada já que atendiam aos critérios necessários ou não haviam entrado na universidade por meio da política de cotas. Os outros 28 alunos foram investigados, e uma nova comissão foi formada em 2019.

O relatório final passou pela Procuradoria Federal junto à UnB, que validou o processo. Apesar do fim desse processo, a universidade reitera que “continua atenta a eventuais casos de fraude”.