Por meio de uma live do fundo Genial Investimentos, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira que os investidores irão voltar a colocar recursos no Brasil quando o país mostrar resultados positivos na área ambiental. No entanto, reconheceu, que os índices de desmatamento neste ano superam aos do ano passado.

“A partir do momento que apresentarmos resultados positivos eu tenho a visão de que todo mundo vai voltar a investir bem no Brasil”, disse Mourão.

Mourão é o coordenador do Conselho da Amazônia e afirmou que a primeira coisa que o governo precisa fazer é reconhecer que o desmatamento ultrapassou todos os limites. Segundo ele, o problema ocorre em parte devido ao fato de o governo ter recebido as agências ambientais com apenas metade do efetivo que já tiveram.

“O governo tem que adotar medidas usando os meios que tem, no caso o apoio das Forças Armadas nas atividades de fiscalização”, disse Mourão.

Segundo o vice-presidente, as queimadas na Amazônia, que normalmente são feitas depois do desmatamento, tiveram uma queda de 20% no primeiro semestre em comparação com 2019, mas disse que os efeitos das operações contra o desmatamento não virão este ano.

Mourão se comprometeu em avançar contra o desmatamento e o garimpo ilegal, assim como outras formas de exploração irregular da Amazônia.