Do IG

Depois de três meses desde o início do programa de auxílio emergencial e inúmeras denúncias de fraude, a Receita Federal e o Ministério da Cidadania, fecharam um convênio na quinta-feira (9) para coibir fraudes no benefício.

O acordo vai possibilitar que os dois órgãos troquem informações e façam operações “de caráter preventivo e repressivo” contra as fraudes. Serão usados os dados do Cadastro Único e do banco de informações do Imposto de Renda.

auxílio chegou diretamente a 65 milhões de brasileiros. No início da semana, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou  230 mil empresários que receberam o auxílio entre 620 mil que apresentam indícios de terem recebido o benefício indevidamente.

Em nota divulgada na quinta-feira, o Ministério da Cidadania disse que 399 mil benefícios foram bloqueados por indícios de irregularidades. Segundo a pasta, isso significa uma margem de erro de 0,44%.

Segundo levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU),  300 mil servidores federais, estaduais e municipais receberam o benefício. O estudo aponta para R$ 222,9 milhões que deverão ser devolvidos.

Além de servidores, militares e jovens de classe média também receberam indevidamente o benefício. Sobre as  fraudes, o ministro do TCU, Bruno Dantas, chegou a dizer que “milhões de filhos da classe média alta estão recebendo o auxílio emergencial”.