O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) tem aparecido em 3º lugar nas intenções de voto da população manauara para comandar o Executivo Municipal nos próximos quatro anos, conforme as duas últimas pesquisas eleitorais realizadas neste mês. O parlamentar, inclusive, passou à frente de caciques políticos do Amazonas, como Eduardo Braga (MDB), Marcos Rotta (DEM), Serafim Corrêa (PSD) e José Ricardo (PT).

De acordo com a pesquisa mais recente, encomendada pelo Portal Direto ao Ponto e realizada pelo Instituto de Pesquisa Norte (Ipen) nos dias 29 de junho a 2 de julho, Alberto Neto aparece em terceiro lugar com 6,6% das intenções de voto para a Prefeitura de Manaus.

No início da semana, em outra pesquisa divulgada pelo Instituto Pontual, o parlamentar apareceu novamente em terceiro lugar com 5,9% das intenções de votos.

Disputa

Conforme os resultados das duas entrevistas para ouvir o povo manauara, Alberto Neto perde para Amazonino Mendes (Podemos), que obteve 29,9% das intenções de voto na primeira e 23,8% nesta segunda pesquisa, ocupando o 1º lugar em ambas.

O deputado federal fica atrás, ainda, do ex-deputado e ex-governador interino David Almeida (Avante), que alcançou o 2º lugar com 17,7% e 11,7% das intenções de votos nas duas pesquisas, respectivamente.

Caciques ficam para trás

As pesquisas revelam, também, que a súbita ascensão de Alberto Neto o fez passar à frente de caciques políticos do Amazonas como o senador Eduardo Braga, o deputado federal José Ricardo, o deputado estadual Serafim Corrêa e Marcos Rotta, vice-prefeito de Manaus.

Na pesquisa mais recente, Braga aparece abaixo de Alberto Neto, em 4º lugar, com 5,4% das intenções de voto. Na sequência, aparece José Ricardo (4,8%), Serafim Corrêa (3,8) e Marcos Rotta (3%), em 5º, 6º e 7º lugar, respectivamente.

Já na pesquisa anterior, que não contou com o nome de Eduardo Braga nem Marcos Rotta, o deputado Serafim Corrêa ficou em 4º lugar com 5,7% das intenções de votos para comandar a capital e José Ricardo ficou em 5º lugar, com 4%.

Passando outros bolsonaristas

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Capitão Alberto Neto está à frente, inclusive, de outros nomes para a Prefeitura de Manaus, que também são declaradamente bolsonaristas.

De acordo com a pesquisa do Direto ao Ponto, o parlamentar passou à frente de políticos como Alfredo Nascimento (PL), o vereador de oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM) Chico Preto (DC), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), o deputado estadual delegado Péricles (PSL), o ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes (Patriota), e Romeiro Reis (Novo).

“Reflexo do mandato”

Questionado pela reportagem do Portal AM1 sobre o resultado dessas pesquisas, Alberto Neto afirma que isso é reflexo do seu trabalho como deputado federal.

“Acredito que tenha sido o fato de ser um nome diferente para a população, além de ser reflexo do meu trabalho, meu posicionamento pela segurança e a Zona Franca de Manaus. Me sinto até homenageado e feliz com isso”, disse.

Até o momento, a disputa pela cadeira do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que está no seu segundo mandato consecutivo, já mobilizou 12 pré-candidatos, que são eles: Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Alberto Neto (Republicanos); Chico Preto (DC), Carol Braz (PTB), Davi Almeida (Avante); José Ricardo (PT), Josué Neto (PRTB); Marcos Rotta (DEM), Ricardo Nicolau (PSD); Romeiro Reis (Novo) e Conceição Sampaio (PSDB).

Fonte: Amazonas 1