Clientes das contas Nubank e PicPay, que haviam recebido o auxílio emergencial do governo por meio das instituições, reclamaram de sumiço de parte, e até todo, o dinheiro, sem motivos e sem explicações. Segundo a advogada especialista em Finanças Corporativas Digitais Bruna Nunes, as instituições de pagamento cometeram um equívoco ao retirar os valores das contas de seus clientes sem autorização e apuração prévia.

As reclamações começaram na noite de terça-feira (7/7). Na quarta (8/7), o assunto se tornou um dos mais comentados do Twitter no Brasil, com as hashtags #nubankdevolvemeudinheiro e #picpaydevolvemeudinheiro. Tanto o Nubank qaunto o PicPay responsabilizaram a Caixa Econômica pela falha, mas a estatal nega qualquer falha ou ocorrido em seu sistema.

“Não existe sumir dinheiro de conta, principalmente em uma instituição financeira de 159 anos que é a Caixa Econômica”, retrucou o vice-presidente de tecnologia do banco, Claudio Salituro. “Quando o dinheiro sai da Caixa e vai para alguma instituição financeira, entrou na conta do cliente, o custodiante do dinheiro é a empresa que recebeu o crédito”, alfinetou Salituro.