O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, alertou que cerca de 45 milhões de pessoas cairão da classe média para a pobreza na América Latina e no Caribe devido à pandemia de coronavírus.

“Em um contexto em que já existem grandes desigualdades, altos níveis de trabalho informal e serviços de saúde fragmentados, as populações e pessoas mais vulneráveis são mais uma vez as mais afetadas”, disse Guterres em uma mensagem de vídeo na quinta-feira (09). Ele divulgou um relatório detalhando os efeitos devastadores da Covid-19 na região.

Epicentro da pandemia, a América Latina e o Caribe já registram mais de 3 milhões de casos confirmados da doença e mais de 140 mil mortes, principalmente no Brasil, México, Peru e Chile.

A ONU estima que a queda do PIB regional neste ano será de 9,1%, a maior em um século. A entidade prevê que, em razão da pandemia, a taxa de pobreza na América Latina e no Caribe crescerá 7% em 2020, um aumento de 45 milhões de pessoas. A organização estima que a pobreza extrema na região crescerá 4,5%.