Durante reunião desta quinta-feira (9) membros da OMS (Organização Mundial da Saúde) demonstraram preocupação com o avanço da pandemia de coronavírus, que segundo o órgão, seguem fora de controle na maioria dos países.
“Na maior parte do mundo, o vírus não está sob controle, está piorando”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Mais de 544 mil vidas foram perdidas. A pandemia ainda está acelerando”, alertou.
Os dados apontam que mais de 11,8 milhões de casos de coronavírus foram relatados no mundo desde o início da pandemia, sendo que metade deles foi confirmada somente nas últimas seis semanas, de acordo com a OMS.
“A pandemia da Covid-19 não deixou nenhum país intocado. Ela humilhou todos nós”, lamentou o diretor-geral da organização.
Ainda durante a reunião desta quinta, a OMS anunciou a criação de um grupo independente para analisar a evolução da pandemia e a resposta dos países contra o coronavírus. O grupo será co-presidido pela ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e pela ex-presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf.