O Amazonas deve registrar 5,2 mil novos casos de câncer em 2020 segundo projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgado início do ano.

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota), apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), cuja finalidade é conceder passagem intermunicipal gratuita às pessoas com câncer. 

De acordo com a assessoria de comunicação da Fundação Cecon, referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, cerca de 184 pacientes do interior do Amazonas abriram prontuários na unidade hospitalar, entre janeiro e junho deste ano, para iniciar o tratamento. 

O Serviço Social da FCECON Maria Célia Viana, não soube informar sobre o quantitativo de pacientes que utilizam o transporte rodoviário intermunicipal, pois nem todos passam pelo Serviço Social, alguns vêm através de Representações de Prefeituras Municipais.

Maria Célia disse também que quando se trata de moradia, os pacientes dos municípios do AM e de outros estados que não tem onde hospedar-se, sendo mulher, ficam no Lar das Marias e homens recebem ajuda de um auxílio aluguel através de uma OSC (esses recebem cestas básicas), outros optam por hospedar-se em residências de parentes. Quanto ao tempo da necessidade de virem à Manaus, depende do tipo de tratamento (QT, RT) e/ou aguardo de cirurgia. Quando o tratamento é longo, o paciente prefere ficar na capital. 

“Eu já ouvi relatos de pacientes que precisam vender seus pertences para conseguir vir se tratar aqui no Cecon. Muitos deles, a maioria, não vêm sozinho, precisam de um acompanhante, ou seja, são custos altos e se pudermos minimizar isso, nem que seja na locomoção dessas pessoas, nós o faremos.” declarou o parlamentar. 

O PL está em tramitação na casa legislativa.