Nesta terça-feira (07) a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu um parecer favorável ao processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice Carlos Almeida (PTB).

O presidente da Aleam, o deputado Josué Neto, deu prazo de 24 horas para que os demais parlamentares indiquem quem fará parte da comissão de inquérito. “No sentido de não haver vedação para o prosseguimento dos processos por crime de responsabilidade instaurados no âmbito desta Casa Legislativa em face do governador e vice-governador do Estado do Amazonas”, afirmou.

Em nota, o governador Wilson Lima afirmou que o pedido de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) está sob análise jurídica. Ele reafirma que a decisão de aceitar o processo foi tomada de forma solitária pelo presidente da Assembleia Legislativa, com o claro interesse de promoção política, tendo em vista as eleições que se aproximam e para com as quais já tornou públicas suas pretensões.

O governador considera, ainda, que o pedido de impeachment não apresenta argumentos ou fatos que apontem para crimes de responsabilidade, não tendo, portanto, qualquer amparo legal. Wilson Lima também reafirma que acredita na democracia e que a decisão da maioria, demonstrada por meio do voto popular, deve ser respeitada.