Nesta sexta-feira (03), o pastor evangélico Elido dos Santos Martins, 43, foi preso suspeito de estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Civil, o homem atuava em uma igreja no bairro Cidade de Deus, na zona Norte de Manaus, e teria abusado sexualmente de uma criança e de uma adolescente, ambas filhas de fiéis que frequentavam a igreja.

Ele já possui uma sentença condenatória de 15 anos de reclusão, que está em fase de recurso, pelo mesmo crime. Policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) cumpriram o mandado de prisão em nome do pastor nesta sexta, por volta das 6h. Elido foi detido na residência dele, no Conjunto Braga Mendes, bairro Cidade Nova, zona Norte da cidade.

As investigações em torno do caso começaram em maio deste ano, após os pais das vítimas tomarem conhecimento dos abusos e formalizarem a denúncia. A polícia afirmou que, ao longo de 2019, o pastor abusou sexualmente uma criança de 9 anos e de uma adolescente de 13 anos. Segundo a delegada Joyce Coelho, titular da Depca, Elido já possui uma sentença condenatória de 15 anos de reclusão, que está em fase de recurso, pelo mesmo crime, envolvendo outras duas vítimas.

“Em todos os casos, as diligências apontam que o pastor sempre agia da mesma forma. Após se aproximarem das filhas do infrator, as vítimas visitavam a residência dele para realizarem estudos bíblicos. Entretanto, o indivíduo aproveitava momentos oportunos e cometia os abusos sexuais”, explicou a delegada.

Joyce Coelho disse que, após descobrir que estava sendo, mais uma vez, alvo de investigações, ele teria disparado um vídeo aos fiéis da igreja, comunicando que precisava se mudar. Conforme investigações, na verdade, o pastor estava planejando fugir das autoridades policiais.

A titular da Depca destacou, ainda, que o mandado de prisão em nome de Elido foi expedido no dia 2 de julho deste ano, pela juíza Patrícia Chacon de Oliveira Loureiro, da 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes. Procedimentos Elido foi indiciado por estupro de vulnerável e, após os trâmites na Depca, ele será levado para Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficará à disposição da Justiça.