Manaus – Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Federal realizou operação na capital do Amazonas contra órgãos do Governo do Estado envolvidos em um suposto esquema de desvio de dinheiro durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com informações extraoficiais, a Secretaria de Saúde (Susam) é o principal alvo das investigações da Polícia Federal. Viaturas da PF também teriam sido vistas na sede do poder Executivo, no bairro de Santo Agostinho, Zona Oeste de Manaus.

Durante as últimas semanas, a Susam já havia sido alvo de uma operação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por compras durante o período de estado de emergência na saúde pública.

Os governadores dos Estados do Rio de Janeiro e do Pará, Hélder Barbalho (MDB) e Wilson Witzel (PSC), também foram alvos de investigações da Polícia Federal por supostamente estarem envolvidos em esquemas de desvio de dinheiro público.

Entendendo

De acordo com a TV CNN Brasil, em seu portal, a operação Sangria é conjunta do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal. Também há cooperação da Receita Federal e Controladoria-Geral da União (CGU)

São oito mandados judiciais de prisão determinados por ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A secretária de Saúde, Simone Papaiz, seria destinatária de um desses mandados.

Conforme a CNN, a operação mira fraudes e desvios na compra de respiradores pelo Governo do Amazonas.

No centro das investigações estaria compra superfaturada de respiradores, com direcionamento na contratação de empresa. Como resultado, o governo teria adquirido 28 respiradores de uma importadora de vinhos. Nesse contrato, a suspeita de superfaturamento é de, pelo menos, R$ 496 mil.

Além dos mandados de prisões, há também de buscas e apreensões em 14 endereços. Entre eles, o da loja de vinhos que vendeu os respiradores.

Consequentemente, o STJ teria determinado ainda bloqueio de bens no valor de R$ 2,9 milhões.

Em síntese, a operação apura diversos crimes, como corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outros.

Nota do Governo do Amazonas

O Governo do Amazonas informa que aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação. Informa, ainda, que o governador Wilson Lima, que estava em Brasília para cumprir agenda de trabalho, está retornando para Manaus.