Amazonas – O empresário preso na Operação Saúva em 2018 e  condenado a quase 93 anos de prisão na Justiça Federal, Cristiano da Silva Cordeiro, mantinha forte vinculo com o poder estadual na época, comandado por Amazonino Mendes.

Entre os delitos, o empresário foi acusado de crimes contra a lei de licitações, corrupção ativa e passiva, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e formação de quadrilha.

A empresa Big Trading Empreendimentos LTDA, popularmente conhecida como Big Amigão, já foi credora do Governo Amazonino Mendes e chegou a receber 43% do valor total do contrato apenas no primeiro mês de prestação de serviços.

O convênio foi firmado no dia 30 de maio aquele ano através, da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Mesmo preso, ele continuou realizando esquemas com o governo do Estado.

Operação Saúva: MPF/AM obtém condenação de empresários

O contrato celebrado tinha prazo de vigência de sete meses e custou R$ 11,7 milhões dos cofres públicos para a aquisição de máquinas e equipamentos energéticos em “parceria” com o Big Amigão.

A finalidade, segundo a ADS é dar apoio aos produtores rurais.

O que chamou atenção no Portal da Transparência é que, apenas um mês após o contrato entrar em vigor, a empresa já havia recebido 43% do valor total do contrato, somando mais de R$ 5 milhões apenas em junho.

O sócio majoritário da empresa, Cristiano da Silva Cordeiro, tem ainda sociedade em mais quatro empresas do Estado: River Armazéns Gerais Ltda – ME; Big Transporte Nacional E Internacional LTDA; C.L.N Participações e Empreendimentos Imobiliários LTDA; e Gold Distribuidora de Medicamentos LTDA.

Na nota de empenho, onde se descreve o que foi pago pelo Governo, aparecem três itens a serem adquiridos: Grupo Gerador de Eletricidade (7,5Kva); Grupo Gerador de Eletricidade (15 Kva) e Grupo Gerador de Eletricidade (30 Kva), além de um quadro de comando elétrico com chave seletora de rede/gerador compatível com a corrente do gerador, com bateria acoplada, com tanque de combustível, montado sobre base de aço dentre outras características.