De acordo com o último boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgado na tarde desta segunda (29/06), o país contabilizou, até o momento, 1.368.195 casos confirmados de Covid-19 e 58.314 óbitos em decorrência da doença. Só nas últimas 24h, foram computados mais 24.052 diagnósticos e 692 mortes.

Entre as unidades federativas mais afetadas pelo novo coronavírus, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão, todos com mais de 75 mil pacientes infectados. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil não está em um momento de estabilização da epidemia: enquanto alguns estados parecem estar se recuperando, como é o caso do Amazonas, outros estão registrando alta na quantidade de casos.

A divulgação do Conass foi iniciada após sucessivos atrasos na divulgação oficial, que era promovida pelo Ministério da Saúde, e ameaça, por parte de um empresário convidado para um cargo no Executivo, de que haveria recontagem nos números – a situação foi normalizada, mas a divulgação da pasta costuma acontecer cerca de uma hora depois do posicionamento do Conass. Os números, até o momento, têm sido idênticos.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a epidemia de Covid-19 já fez 502.047 vítimas fatais ao redor do planeta e adoeceu 10.199.798 pessoas. O Brasil é o 2º país do mundo mais afetado pela doença – tanto em número de mortes como de casos confirmados, atrás apenas dos Estados Unidos.