A advogada Beathrys Ricci Emerich, que assina em coautoria com o ex-ministro Sergio Moro artigo que sofreu acusações de plágio, assumiu o erro em nota divulgada neste sábado (27/06). Segundo ela, trata-se de uma “falha não intencional” a omissão da referência.

Beathrys Ricci Emerich é mestranda na Unicuritiba e disse, na nota, ter ficado responsável pela redação da peça científica. “O artigo foi por mim redigido, bem como pedi escusas ao autor do trabalho, as quais foram aceitas”, escreveu.

O artigo coassinado por Moro e Emerich foi publicado em uma revista científica da Unicuritiba e tem ao menos três trechos praticamente idênticos aos do texto publicado por Lemos meses antes em site especializado em notícias e conteúdo jurídico, o ConJur.

“Reconheço a falha não intencional, mesmo porque não havia motivos para não citar o autor, tendo em vista que o trabalho citou mais de 20 outros autores. O artigo foi por mim redigido, bem como pedi escusas ao autor do trabalho, as quais foram aceitas. O Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba já retirou o artigo da revista Relações Internacionais no Mundo Atual. Aproveito o ensejo para pedir sinceras desculpas ao professor Sérgio Moro, bem como à instituição de ensino.”, diz a advogada na nota divulgada neste sábado (27/06) pela assessoria de comunicação do ex-ministro Moro.

O advogado Marcelo Lemos relatou que recebeu os pedidos de desculpas e os aceitou, mas que ainda espera uma manifestação de Moro.

“Ela [Beathrys] me ligou. Me pediu, humildemente, desculpas e eu as aceitei”, disse ele. “Mas lembrei a ela que o artigo foi feito em coautoria. O doutor Moro não me enviou nenhuma mensagem diretamente com escusas pelo inconveniente”, relatou.

Leia a íntegra da nota da advogada Beathrys Emerich:

Nota de esclarecimento

O artigo era composto por 16 páginas, com 22 referências bibliográficas, e foi por mim redigido como atividade integrante da avaliação da disciplina ministrada pelo Dr. Sérgio Moro. A redação do artigo foi minha e, infelizmente, acabou acontecendo a falha metodológica consistente na ausência de citação do ilustre dr. Marcelo Augusto Rodrigues de Lemos. Reconheço a falha não intencional, mesmo porque não havia motivos para não citar o autor, tendo em vista que o trabalho citou mais de 20 outros autores. O artigo foi por mim redigido, bem como pedi escusas ao Autor do trabalho, as quais foram aceitas. O Centro Universitário Curitiba – Unicuritiba já retirou o artigo da revista “Relações Internacionais no Mundo Atual”. Aproveito o ensejo para pedir sinceras desculpas ao professor Sérgio Moro, bem como à instituição de ensino.