Desde de que o processo virtual começou a ser realizado pelos dez Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais contabilizaram mais de 300 casamentos já foram realizados no Amazonas.

Os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Amazonas são responsáveis por habilitar os casais para a cerimônia. Os noivos devem procurar o cartório, enviar a documentação necessária e demais informações por meio eletrônico. Após a análise, para a assinatura do requerimento de habilitação ao casamento, será necessária a presença dos interessados no cartório responsável, bem como de duas testemunhas.

Este atendimento deve ser previamente agendado, de sorte a assegurar que os cuidados determinados pelas autoridades de saúde sejam atendidos. Para o presidente da Anoreg/AM, Marcelo Lima Filho, a medida possibilitou que muitos casais pudessem concretizar o sonho do matrimônio, mesmo nestes tempos em que a diretriz é a do distanciamento social.

’A pandemia oportunizou aos cartórios a possibilidade de evoluir na entrega de seus serviços, a exemplo das cerimônias virtuais. Não fazia qualquer sentido esperarmos a normalização de todas as rotinas, para podermos atender a contento os nossos usuários. Felizmente pudemos contar com a sensibilidade da Corregedoria-Geral de Justiça, que prontamente editou as normas necessárias à celebração de casamentos por intermédio de videoconferência. A partir disso passamos a realizar em consonância com os juízes de paz, as cerimônias previamente agendadas”, confirmou Lima Filho.

O Provimento foi assinado pelo Corregedor-geral de Justiça, desembargador Lafayette Vieira Júnior. As cerimônias, realizadas com ajuda de aplicativos de conexão virtual, são coordenadas por juízes de paz, com a presença dos noivos e testemunhas, além do oficial de Cartório responsável por formalizar o casamento.

A juíza de Paz Cláudia Pereira tem realizado cerimônias virtuais durante todo o período autorizado. Segundo ela, a possibilidade do enlace neste formato tem gerado grande satisfação aos noivos.

“Se nós pudermos aproveitar é possível transformar esse momento num momento especial porque familiares e amigos também podem participar da sala de videoconferência. É uma forma de evitar aglomeração e ao mesmo tempo é uma oportunidade em que as pessoas continuam casando. Eu acabo me emocionando junto com os noivos. Nós, juízes de paz, somos as autoridades celebrantes”, disse a Cláudia Pereira.

Mais de 300 realizados

Itaynara e Camilo Yunes formalizaram o casamento de forma virtual no dia 20 de maio. A professora de Yoga e o economista adoraram a possibilidade da participação de amigos e familiares de vários estados brasileiros.

“Nós não teríamos como reunir tanta gente querida se tivéssemos que fazer o casamento presencial. Ficamos realmente muito felizes”, declarou a noiva.