Segundo a última atualização feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil tem, até o momento, 1.274.974 casos confirmados de coronavírus e 55.961 mortes em decorrência da doença. Apenas nas últimas 24h foram registrados mais 46.860 diagnósticos e 990 falecimentos.

Os estados mais afetados pela epidemia são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pará e Maranhão. Porém, o Ministério da Saúde relata que o vírus já foi diagnosticado em 88,6% dos municípios brasileiros e começa a ganhar força fora dos grandes centros urbanos, migrando para o interior do país. Pela falta de estrutura para análise rápida de amostras de testes, a pasta passa a considerar como casos confirmados aqueles que receberam diagnóstico clínico com ou sem auxílio de exames de imagem.

O Conass passou a divulgar a própria atualização dos dados do coronavírus no começo de junho, quando o Ministério da Saúde, que é responsável pela compilação dos números, começou a atrasar a atualização em várias horas — os números chegaram a ser divulgados apenas às 22h. A situação foi normalizada, mas a tabela dos secretários de saúde, usada como base para as informações do governo, continua a ser divulgada cerca de uma hora antes dos dados do executivo federal.