Na quarta-feira (24),cerca de dez mil munições de origem clandestina e uma motocicleta roubada foram apreendidas pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), no porão de uma embarcação, que estava atracada no porto da feira da Panair, no bairro Educandos, zona sul de Manaus. A carga vinha da cidade de Itacoatiara (município distante 176 quilômetros da capital).

De acordo com informações do delegado titular da DERFV, Cícero Túlio, a ação policial é um desdobramento de uma investigação sobre remessas de veículos roubados no interior do Amazonas, que estavam sendo trazidos para a capital. Na quarta-feira, durante abordagem em uma embarcação, as munições foram encontradas, além de uma motocicleta roubada.

“Pelo que a gente conseguiu levantar é uma carga que é nacional, que foi desviada através de algum crime aqui no Brasil, para países da América do Sul, como Bolívia e Colômbia. Quando chegavam lá, os criminosos faziam o escoamento nas suas determinas regiões, e repassavam novamente as munições para o Brasil”, explicou o delegado titular da DERFV.

Com a apreensão das munições, estima-se que o prejuízo para o grupo criminoso seja de R$ 100 mil. Insumos para produção do material, como pólvora e espoleta e cartuchos vazios, também foram apreendidos. Segundo Cícero Túlio, foi a maior apreensão de munições já feita do Estado do Amazonas.

O proprietário da embarcação e outras duas pessoas prestaram esclarecimento, durante os procedimentos cabíveis. As investigações seguem para identificar os responsáveis pela remessa e o destino final do material.