Mundo – Na última quarta-feira, 24, a associação de funcionários do Banco Mundial encaminhou uma carta aberta ao Comitê de Ética da instituição solicitando a suspensão da nomeação do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para o cargo de diretor executivo.

Na carta, os funcionários demostraram muita preocupação em razão das declarações, caraterizadas como preconceituosas, de Weintraub sobre os chineses, minorias e o posicionamento a respeito da prisão de ministros do STF.

Na ocasião, é citado o post do ex-ministro feito em uma rede social onde ele usa um personagem de desenho para ironizar a dificuldade na pronúncia dos chineses e ainda culpando-os pela pandemia.

Além disso, o grupo também cita que o STF abriu uma investigação sobre o caso por racismo, e também que o ex-ministro sugeriu que os membros da Corte deveriam ser presos.

Agora, a associação aguarda que o Comitê de Ética considere os fatos citados para suspender a nomeação de Weintraub até que sejam devidamente analisados, e esperam que o ex-ministro saiba que as atitudes das quais é acusado são inaceitáveis no Banco Mundial.