Durante a cerimônia de assinatura de acordo de cooperação para integração de sistemas ao Portal da Legislação, na manhã desta quinta-feira (25/6), o presidente Jair Bolsonaro em tom amistoso voltou a falar sobre paz e a importância da união entre os três poderes.

“Esse entendimento, essa cooperação, bem revela o momento que vivemos aqui no Brasil. Eu costumo sempre dizer quando estou com Toffoli, com o Alcolumbre, Maia, que somos pessoas privilegiadas. O nosso entendimento, sim, no primeiro momento, é que pode sinalizar que teremos dias melhores para o nosso país. Obviamente entra mais gente nesse entendimento, que são deputados, senadores, os demais ministros do Supremo, nossos colegas do STF, servidores, que somente desta forma, com paz, tranquilidade, e sabendo da nossa responsabilidade que nós podemos sim colocar o Brasil naquele local que todo mundo sabe que um dia ele chegará. E se Deus quiser, o nosso governo dará um grande passo nesse sentido. Obrigado a todos pelo entendimento, pela cooperação e pela harmonia”, concluiu.

A fala de Bolsonaro ocorre após semanas de tensionamento na Esplanada. No último dia 22, o chefe do Executivo havia destacado a necessidade de harmonia entre os poderes. “A nossa locomotiva da economia fará eco no mundo e novas fronteiras se abrirão em nosso país. Nós em paz e harmonia, com um bom entendimento entre os poderes, todos focados realmente no bem estar da nossa população e nos anseios da mesma, tenho certeza que colocaremos o Brasil no lugar de destaque que ele bem merece”, disse na data.

Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também falou sobre a integração do Executivo, Judiciário e Legislativo. Segundo o magistrado, as três casas compõe a representação prática de que o Estado é único, com poderes harmônicos e independentes entre si. “Os Poderes da República estão conectados pela própria razão de ser do Estado Democrático de Direito: a promoção do bem comum, mediante a salvaguarda dos direitos e das liberdades fundamentais. As iniciativas dos Poderes Públicos devem sempre confluir, tendo como norte a diretriz de prestar ao cidadão um serviço de qualidade, com celeridade, responsabilidade e transparência”, destacou.

Toffoli ainda elogiou Bolsonaro ao classificar que o presidente elevou o status da Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ) no atual governo e afirmou que a parceria auxiliará magistrados, membros das instituições essenciais à Justiça, parlamentares, autoridades do Poder Executivo, servidores dos três Poderes da República, estagiários, estudantes e pesquisadores.