Frequentadores da orla de Fortaleza (CE) registraram em vídeo o aparecimento de um  tubarão próximo às pedras da praia do Clube Náutico, no bairro Meireles, nesta terça-feira (23).

O professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Departamento de Biologia e do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Vicente Vieira Faria, confirma a aparição e explica que se trata de um tubarão-lixa, considerado “vulnerável à extinção” e afirma que a presença do animal não oferece riscos para os banhistas. Essa espécie de tubarão se alimenta de crustáceos, segundo o professor.

“Esta espécie de tubarão é um habitante natural da nossa costa. O nome cientifico é Ginglymostoma cirratum. Uma espécie considerada vulnerável à extinção pela legislação brasileira. Já desapareceu em muitas partes da nossa costa, mas ainda ocorre aqui no Ceará, sendo regularmente pescada na região”, complementa.

O tubarão-lixa costuma ficar nas profundezas do mar, na areia e em recifes, segundo Faria. Mas também gosta de região de pedras, como a que estava quando foi avistado no espigão do Clube Náutico. 

“No fundo, ele fica repousando ou se alimentando. Naquele caso em especifico, com a profundidade tão rasa, ele pode então ter subido mais. Mas não é algo especial ele nadar mais fora do fundo como visto. De um modo geral, é normal ela estar próximo da costa”, esclarece. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, a circulação em praias não está liberada e isso pode ter favorecido o aparecimento do animal. A capital cearense entrou na fase 2 do plano de reabertura da economia, mas a visitação às praias ainda não foi liberada.