Manaus – A empresa Global Green tem causado inúmeros transtornos para os usuários do sistema de transporte coletivo de Manaus. Diariamente são relatados diversos problemas em torno da empresa, principalmente no que diz respeito a estrutura dos veículos.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), renovou em janeiro deste ano o contrato com as empresas que operam de transporte coletivo por mais 10 anos e anunciou a entrega de 300 novos ônibus para a capital.

“Quem gosta de promessa é santo. Eu quero realidade. Quem não deve para o sistema tem que aos poucos ser expelido. Quem se credencia cresce e ganha tamanho”, falou Arthur na época.

Diversos internautas relataram ao Portal Tucumã que vivem um drama diário com a Global Green. Somente nesta semana dois veículos empresa sofreram incêndios enquanto seguiam seus respectivos trajetos

O primeiro caso aconteceu na segunda-feira (15) nas proximidades da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), situada na avenida André Araújo, bairro Zona Centro-Sul de Manaus. A segunda ocorrência aconteceu hoje pela manhã (19) avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste da capital.

“Ônibus Velho. O prefeito ta esperando acontecer uma tragédia para tirar essas latas de circulação. Vergonha!”, disse a autônoma Neli da Silva.

A pedagoga Maria Angela Castro ressaltou que, devido à falta de estrutura, os ônibus fazem inúmeros barulhos durante os seus respectivos trajetos. “Esses ônibus já deveria ter sido trocado, pensa em um barulho insuportável. Deveria ir para as sucata há muito tempo”, falou.

Resposta

A imprensa entrou em contato com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a empresa Global Green e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) para falar a respeito do assunto.

Por meio de nota, o Sinetram informou que a renovação da frota é de responsabilidade de cada empresa e a Global Green enfrenta um processo. “a Global Green se encontra sob administração judicial por conta do processo de recuperação judicial motivado pelo forte desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão ocorrido no passado”, referindo-se à gestão de Amazonino Mendes.

O IMMU informou que vai fazer uma reposição do veículo e fazer uma inspeção minuciosa sobre o incêndio. “A diretoria do Instituto irá fazer uma inspeção detalhada na frota da empresa para verificar as condições de manutenção dos veículos. O ônibus incendiado estava há 8 anos em atividade. O IMMU solicitou informações à empresa sobre as causas do incêndio”, ressalta.

A empresa Global Green ainda não se manifestou, mas o espaço fica aberto para esclarecimentos.

Insegurança

Como se não bastasse os problemas na estrutura dos ônibus, a população manauara também relata sensação de insegurança, principalmente nos Terminais de Integração.

Durante passagem no T3, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, diversos passageiros que os criminosos ficam espalhados para cometerem furtos.

“A vagabundagem está solta por aqui, a população está entregue à bandidagem. Sempre acontece assaltos, não tem horário certo. Poucas vezes as viaturas passam nos terminais”, contou o passageiro Francisco Lima.

AMAZONAS ATUAL - Com 'Cadê meu ônibus', usuário pode programar ...
Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Em resposta ao Portal Tucumã, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) informou que vem intensificando ações junto com a Polícia Militar para coibir roubos no transporte coletivo, entre eles a operação a Catraca e a Força Tarefa de investigação da Polícia Civil.

“Informamos que ocorrem operações nos terminais, conforme levantamento da inteligência. Ressaltamos que os terminais de ônibus são espaços administrados pela prefeitura de Manaus, a quem cabe cuidar da segurança e controle de acesso dos usuários dentro do estabelecimento público”, reitera.

Fonte: Portal Tucumã