Covid-19 – Uma medicação em potencial na luta contra o novo coronavírus mostrou bons resultados em um  estudo feito no Reino Unido. Trata-se da dexametasona, um anti-inflamatório corticosteroide que também é utilizado por alpinistas no combate aos efeitos da falta de oxigênio em altas altitudes.

Segundo os especialistas, o tratamento com esse medicamento reduziu em até um terço o risco de morte dos pacientes entubados usando respiradores mecânicos; e em um quinto para pessoas que estavam recebendo oxigênio suplementar por causa do coronavírus.

A estimativa dos pesquisadores é de que, se o remédio estivesse em uso desde o começo da pandemia da covid-19, mais de 5 mil vidas poderiam ter sido salvas.

A dose administrada do esteroide foi baixa, de 6mg, e ele já é utilizado para reduzir inflamações em alguns casos. A dexametasona parece parar o colapso da imunidade dos pacientes gravemente infectados pela doença; mas não traz benefícios para indivíduos com sintomas mais leves. O estudo foi randomizado e feito com 2.104 pessoas, cujos resultados foram comparados com mais de 4 mil que não passaram pelo tratamento.