Amazonas – Durante discurso na sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (16), o deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), voltou a pedir uma ação mais enérgica e contínua da Secretaria de Segurança e do Comando-Geral da Polícia Militar em Lábrea, situado na Calha do Purus, Sul do Estado. Ano passado, o parlamentar já havia denunciado da tribuna da Aleam, a falta de segurança no município.

“Não se sabe ainda se a motivação do crime tem ligação com um acerto de contas pelo tráfico de drogas. Independentemente disso, estamos falando da segurança de cerca de 40 mil habitantes, que continuam aterrorizadas com os crimes praticados pelas facções criminosas, muitas vezes, em plena luz do dia. É hora de uma ação mais enérgia e que seja contínua, para que inocentes não percam suas vidas”, concluiu o deputado.

De acordo com a PM do município, um homem de 25 anos, e sua esposa, de 23, foram mortos a tiros durante a festa de aniversário de 3 anos do filho, na noite de sábado (13). Segundo a polícia, a mulher estava grávida e o bebê também morreu. Homens encapuzados entraram no local, cometeram o crime e fugiram em uma moto. O caso foi registrado na delegacia de Polícia Civil de Lábrea, que deve investigar o ocorrido para descobrir quem matou o casal e a motivação do crime.

Em 2019, prédios da Prefeitura foram alvos de ataques de criminosos. Uma ambulância, um carro funerário do hospital, e materiais de Unidade Básica de Saúde (UBS) foram queimados. Segundo investigações realizadas, a ação foi uma resposta à intensificação do policiamento e à adoção de medidas mais rígidas em unidades prisionais da cidade.