Manaus – A jornalista Luana Borba, da Rede Amazônica, revelou em vídeo divulgado neste sábado (13) que ficou com os pulmões comprometidos durante o período que foi diagnosticada com o novo coronavírus (Covid-19).

Luana informou que descobriu o resultado para Covid-19 após fazer uma tomografia.

“De cara o primeiro sintoma que senti foi falta de ar. Fui para o hospital fazer a tomografia e lá deu que o pulmão ficou 25%. Tomei muitos cuidados e mesmo assim fui diagnosticada com a doença”, falou.

O marido de Luana Borba também foi diagnosticado com Covid-19, ela relatou que o mesmo perdeu olfato e paladar.

Luana Borba ressaltou a importância de lavar as mãos, usar a máscara e passar álcool em gel. “Pela nossa saúde e principalmente pela saúde das pessoas que estão ao nosso redor”, explica.

Luana Borba testou positivo para Covid-19 no dia 1º de maio, desde então, iniciou seu tratamento em isolamento domiciliar. Ela retornou ao comando do Jornal do Amazonas 2ª Edição (JAM 2) no dia 11 de maio. “Passou a quarentena, venci Covid-19, e agora estou de volta no estúdio, falou a jornalista na época.

Dados

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Amazonas totaliza 56.026 casos confirmados da Covid-19, sendo 22.894 em Manaus, 33.132 no interior, e 2.465 mortes causadas pela doença.

329 pacientes diagnosticados com coronavírus estão internados, sendo 193 em leitos clínicos (23 na rede privada e 170 na rede pública) e 136 em UTI (37 na rede privada e 99 na rede pública).

Em contrapartida, 45.238 já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram do virus. Além disso, 8.323 pessoas que testaram positivo para a doença estão sendo acompanhadas por várias equipes médicas.

Os municípios Envira e Ipixuna não registraram nenhum caso confirmado por Covid-19 até o momento.