Brasil – A Caixa Econômica Federal informou no último sábado (13) que o crédito do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começará no dia 29 de junho e será feito exclusivamente em conta poupança social digital do banco. O governo estima que 60 milhões de pessoas serão beneficiadas pela liberação dos recursos, que devem chegar a R$ 37,8 bilhões.

Por isso, foi publicada nesta sábado, em edição extra do Diário Oficial da União, uma medida provisória liberando a abertura automática de contas digitais na Caixa para trabalhadores com recursos no FGTS, que poderão sacar até R$ 1.045 dos valores disponíveis em contas ativas ou inativas.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o depósito somente em contas digitas tem o propósito de organizar os pagamentos, uma vez que mais de 120 milhões de pessoas receberão algum tipo de benefício do governo nesse período. Ele negou que exista falta de dinheiro em papel em circulação no país.

“Não existe falta de papel. Essa discussão não existe. O objetivo é evitar aglomerações. Oito em cada dez brasileiros receberão algum recurso da Caixa”, afirmou Guimarães em entrevista.