Manaus – A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou em seu boletim epidemiológico nesta quinta-feira (11) que o Amazonas registrou nas últimas 24 horas 1.140 casos novos casos da Covid-19, totalizando a marca de 53.989 casos confirmados da doença, sendo 22.504 em Manaus e 31.485 no interior.

No entanto, uma pesquisa realizada pela ODS Atlas Amazonas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), deposita uma esperança para a população.

O estudo aponta que a queda no número de mortes, antes mesmo da queda no número de casos, indica que Manaus pode estar indo para a última fase da pandemia, antes mesmo de outras cidades do Brasil.

Além disso, o achatamento na curva de óbitos em Manaus pode chegar próximo de zero até a próxima quarta-feira, 17 de junho, além da queda de forma lenta no número de casos.

A transmissão do coronavírus deve perder velocidade, a menos que outras mutações do vírus surjam ou que as pessoas já “curadas”, sejam reinventadas, possibilidade que já vem sendo estudada em todo o mundo.

Hoje, de acordo com a FVS-AM, 43.508 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença. O mapeamento também consta que 8.081 pessoas com diagnóstico positivo para coronavírus estão em isolamento social ou domiciliar.