Nesta quarta-feira (10/6), o estado diagnosticou mais 1.615 casos da doença. Agora, o Amazonas passa a ter um total de 52.849 casos confirmados do novo coronavírus. Depois de registrar dois dias seguidos de novos diagnósticos abaixo de mil, o Amazonas voltou a registrar aumento no número de novos casos de Covid-19 ontem e hoje. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Dos 1.615 novos casos, 37 foram detectados por exame laboratorial de biologia molecular (RT-PCR) e os outros 1.578 foram detectados por teste rápido. De acordo com o boletim desta quarta-feira, foram confirmados mais 48 óbitos pela doença, desses 16 ocorreram nas últimas 24 horas. Os demais estavam sob investigação e tiveram confirmação diagnóstica na data de hoje. Com as novas confirmações, o total de mortes subiu para 2.363. Na capital, conforme dados da Prefeitura de Manaus de terça-feira (9/6), foram registrados 40 sepultamentos e seis óbitos domiciliares.

Entre pacientes em Manaus, há o registro de 1.534 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Universidade de Estado do Amazonas (UEA), reforça a disponibilidade de forma gratuita por meio do aplicativo SASi de esclarecimentos em relação a dúvidas sobre a Covid-19.

A outra ferramenta também disponível é o Call Center (92) 3090-1902, que dispõe de atendimento especializado na área médica, psicológica, farmacêutica e de enfermagem para ajudar a população. Desde o início da pandemia, foram realizados mais de 92.000 atendimentos, sendo 95% oriundos de Manaus. A FVS-AM informa ainda que está disponível o painel de Covid- 19 Amazonas, por meio do link http://www.fvs.am.gov.br/indicadorSalaSituacao_view/60/2, que é atualizado diariamente com informações adicionais relacionada a pandemia de Covid-19.