Brasília – Uma reunião entre representantes do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) e do governo do Distrito Federal vai decidir o eventual emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas manifestações antifascistas programadas para acontecer no próximo domingo, na Esplanada dos Ministérios.

O pretexto para o uso da Força Nacional, seria para proteger prédios públicos do local. Os órgãos de inteligência do governo federal estão monitorando a situação e, caso considere haver risco para as instalações federais, o Gabinete de Segurança Institucional poderá acionar o Ministério da Justiça e Segurança Pública e requisitar o uso da Força.

O pedido, contudo, ainda não foi feito e autorizado. A responsabilidade pela atuação do policiamento ostensivo na Esplanada é da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Bolsonaro afirmou em live nas suas redes sociais, nesta quinta-feira, que “marginais” marcaram manifestações para domingo e alertou ainda que o governo federal e governadores com compromisso com a democracia estariam preparados para reagir caso “esse pessoal ultrapasse o limite da racionalidade”.

Essa não seria a primeira vez que a Força Nacional seria empregada na Esplanada dos Ministérios. Ano passado, por exemplo, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o emprego dela em abril diante de manifestações de indígenas na capital do país.

Prevista inicialmente em decreto de 2004, a Força Nacional é composta por policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos Estados e do DF e atuam na preservação da ordem pública, segurança das pessoas e patrimônio, além de calamidades.