Servidores e ex-funcionários da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) foram presos na manhã desta quinta-feira (4) por desviar R$ 1,1 milhão de reais em medicamentos destinados a tratamentos a pessoas com câncer.

De acordo com policiais da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), as prisões foram feitas em cumprimentos de três mandados de prisão preventiva, autorizados pelo Tribunal de Justiça do Amazonas e fazem parte da primeira fase de uma operação da polícia civil para combater o desvio de medicamentos no Amazonas. As investigações tiveram início após a direção da Fcecon acionar a polícia por perceber irregularidades nos estoques de medicamentos.

A delegada que cuida do caso Emília Ferraz explicou como funcionava a atuação dos servidores, a associação criminosa fazia documentos falsos para retirar os medicamentos, no qual dizia que a carga seria destinada a Fundação Adriano Jorge, mas após averiguação da polícia, a direção da Unidade Hospitalar disse que nunca recebeu os medicamentos.

Segundo os policiais dois investigados trabalhavam no setor de Almoxarifado e uma é ex-funcionária do hospital. As investigações continuarão para descobrir onde estão os medicamentos e quem foram os receptores.