O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinetram) informou que está avaliando a demanda da frota de ônibus na capital a partir da reabertura gradual do comércio iniciada nesta segunda-feira, 1º de junho. De acordo com o órgão, apenas 50% da frota do transporte coletivo de Manaus está operando por conta da pandemia de Covid-19 atualmente, mas o órgão avalia a necessidade de aumentar a frota.

O Sinetram havia informado que, com o isolamento social, o sistema de transporte coletivo de Manaus chegou a contabilizar uma redução de 69% na quantidade de usuários por dia. A frota do transporte coletivo opera em Manaus com aproximadamente 600 ônibus, de 1.250 das 9 empresas que prestam serviços.

Em termos de arrecadação, o assessor jurídico do órgão, Fernando Borges, disse que a queda diária foi de 600 mil passageiros para 200 mil, resultando em perda de faturamento bruto de R$ 1,1 milhão por dia útil. Com isso, também houve redução na jornada de trabalho e no salário dos cobradores e motoristas, que caiu pela metade.