Uma manifestação intitulada “Amazonas pela Democracia” ganhou força e repercussão nas redes sociais após protestos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro neste fim de semana. O movimento pretende tomar uma das principais avenidas de Manaus nesta terça-feira, 2, a partir das 14h, a Djalma Batista, Zona Centro-Sul da capital. O ato convoca apoiadores e simpatizantes da causa e promete “parar Manaus”.

Incialmente, o movimento foi criado como fruto da insatisfação popular, contra essa questão do nazismo, fascismo, das pautas aniti-democráticas, que vêm sendo naturalizadas dentro do País. O nosso movimento vem justamente para dizer não a tudo isso e para reafirmar o nosso compromisso como sociedade civil”, explica Matheus Castro, um dos organizadores.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o grupo vai às ruas pacificamente e contará com o apoio de profissionais da saúde que estarão no local para auxiliar o movimento, com kits de primeiros socorros.

Por meio das redes sociais, os organizadores pedem que os participantes usem roupas pretas, que cubram tatuagens e usem máscaras e luvas. Idosos, crianças e pessoas do grupo de risco da Covid-19 não podem participar.