Do Metrópoles

De acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (29/05), o Brasil tem 465.166 casos confirmados de coronavírus e 27.878 mortes em decorrência da doença. Desde a atualização feita na noite de quinta (28/05), foram registrados mais 1.124 falecimentos e 26.928 pacientes receberam diagnóstico positivo para Covid-19.

As informações veiculadas nesta sexta colocam o Brasil no 5º lugar do ranking de nações com mais óbitos causados pelo novo coronavírus – atrás apenas dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Itália e França. Em relação ao número de casos, o país já ocupava a 2ª posição – os EUA lideram a quantidade de registros da doença, mesmo sendo um dos Estados que menos realizam testes.

O governo deve começar, nas próximas semanas, dois programas de ampliação dos exames, vinculados a uma expansão na capacidade laboratorial para processar as amostras. Negociada desde a gestão Mandetta, uma cooperação público-privada deve ser colocada em prática para garantir que a população receba os resultados dos testes.

Entre as unidades da Federação mais afetadas pela Covid-19, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará e Pará. Apesar de os registros de novos casos e óbitos terem diminuído no Norte do país, técnicos do Ministério da Saúde explicam que ainda não é possível afirmar que a epidemia na região atingiu o pico e está em declínio.