Do Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de proibir o presidente Jair Bolsonaro e integrantes do governo federal de indicar medicamentos contra o Covid-19 (novo coronavírus), como, por exemplo, o antimalárico cloroquina, ou o vermífugo nitazoxanida.

“As autoridades públicas possuem a obrigação de ter consciência dos desdobramentos de suas falas, de tal sorte que a divulgação de uma possível solução para a COVID-19 inevitavelmente colaborará por uma busca desenfreada por tais medicamentos nas farmácias, sem considerar o potencial lesivo dos efeitos colaterais e, muito menos, da escassez que promoverá àqueles que efetivamente demandam desses medicamentos para seus tratamentos regulares”, declara um trecho da ação.

O documento também cita o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Ele havia dito ao ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta, que um vermífugo (Annita) seria indicado para debelar o coronavírus.  “Os estudos sobre o uso do mencionado medicamento, entretanto, revelam que também o medicamento apontado por Pontes carece de comprovação científica a respeito de sua eficácia em tratamentos com pacientes contaminados pelo coronavírus”, destaca o PT.

A legenda completa: “A divulgação de remédios ‘milagrosos’ apenas serve para mascarar a realidade da gravidade da situação que, como se sabe, não possui nenhuma cura comprovada, o que torna necessária a adoção das medidas de distanciamento social”.