Manaus – Em nota nesta segunda-feira (18), o Inep disse que a data das provas do Enem não são imutáveis e afirmou que nenhum candidato será prejudicado e que as datas publicadas são penas para dar segurança aos candidatos para se prepararem para o exame.

O Inep disse ainda que formou um Comitê de Emergência com diversas entidades para definir medidas de combate ao novo coronavírus em instituições de ensino.

O destaque desses debates foi justamente o coronograma do Enem desse ano e a abertura pra alteração das datas conforme for desenrolando a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Inclusive hoje mesmo está na pauta de votação do Senado o projeto que adia o exame. Um dos argumentos entre os parlamentares é o de que a suspensão das aulas nas escolas públicas e particulares e falta de acesso universal à internet não dá a mesma condição a todos os alunos para estudarem em casa por meio do ensino domiciliar.

Outra proposta que deve ser analisada nesta terça-feira (19) é projeto de lei da senadora Daniela Ribeiro, do PP da Paraíba, que suspende a aplicação do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio em casos de situação de calamidade pública.

Esse texto prevê a prorrogação automática de prazos para provas, exames e atividades que dão acesso ao ensino superior em caso de decreto de calamidade pública pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do funcionamento regular das instituições de ensino do país.

O senador Izalci Lucas do PSDB-DF, também é autor de projeto que adia o Enem.

E justamente por causa da pandemia, causada pelo novo coronavírus, o prazo para inscrição no Enem foi esticado. Agora, os estudantes têm até o dia 22 desse mês para se inscrever no exame, que também terá aplicação online de prova.

A previsão é de que os testes sejam aplicados de forma presencial nos dias 1º e 8 de novembro e digital nos dias 11 e 18 de outubro desse ano.

Fonte: Agência Brasil