Manaus – A sessão plenária online da Assembleia Legislativa do Amazonas desta terça-feira (12), deu o que falar. O protagonista da confusão foi o deputado Josué Neto (PRTB) que além de se queixar das acusações de ser homossexual e corrupto encerrou a sessão quando foi confrontado pela deputada Alessandra Campelo (MDB).

“Eu já fui acusado nos últimos dias de ser gay, de ter um caso homossexual, de ser um ladrão, de ser corrupto”, reclamou.

Em 2019, um vídeo de Josué Neto massageando o deputado Carlinhos Bessa durante sessão plenária deu o que falar nas redes sociais. O parlamentar parece entender de massagem relaxante.

Confira o vídeo

Às acusações são denúncias de que o parlamentar empregou assessor José Augusto Albuquerque de Oliveira, em cargo comissionado, sem que este tenha prestado um único dia de trabalho na ALE-AM. A nomeação de ‘Guto’ foi publicada no dia 2 de março, no Diário Eletrônico da ALE-AM, cargo que tem como salário R$ 5 mil. Josué também é acusado de ter um caso com o assessor fantasma.

O deputado tem ignorado a todo custo o momento delicado que o Amazonas viver querendo pedir o impeachment do governador Wilson Lima e do vice Carlos Almeida. Esse foi o principal motivo pela discussão durante a sessão.

A deputada Alessandra Campelo, pedia que o requerimento de impedimento apresentado pelo deputado Saullo fosse votado elos demais deputados, mas Josué Neto se recusou. “O ato de receber (o pedido e impeachment) é ato decisório. Vossa excelência tomou três atos decisórios. Há impedimento ou há não impedimento de sua parte? Gostaria de que fosse votado o meu questionamento. Eu não vou admitir que o plenário não vote. A leitura da denúncia (do pedido de impeachment) já é um ato decisório. Você excelência está decidido pelo plenário. Quero resposta do plenário ao meu questionamento. Vossa excelência não é superior ao plenário. O senhor tem medo de votar?”, afirmou a deputada.

Chateado por ser contrariado, o deputado encerrou a sessão quando já estava encurralado nos questionamentos da deputada. “Parece uma criança que tira o fone de ouvido com medo de ouvir e de falar. não seja arbitrário”, disse a deputada à Josué Neto.Durante a sessão, Alessandra Campêlo também criticou a postura do presidente da ALE em se negar a ouvir os questionamentos dos demais deputados.

Josué Neto é já é um deputado bem experiente, segue no quarto mandato como parlamentar, mas quando se trata do ‘impeachment’ ele se comporta como uma criança que quer por quer uma coisa e não sabe esperar.


Mas o que estaria se movendo por trás de Josué? Fontes ligadas ao Portal Baré disseram que o combustível que tem movido o deputado é o fato do governador não ter manifestado apoio ao parlamentar para às eleições municipais, onde Josué já é declarado pré-candidato. Agora ele quer se governador, nem que para isso ele precise passar por cima da constituição.

Impedimento

A questão é que o presidente é impedido de dirigir o pedido de Impeachment pelo fato de que ele, automaticamente, fosse procedente da denúncia, que ele assume o Governo do Estado. Ele não pode conduzir o processo porque ele é o maior beneficiado, pois vice e governador são os alvos. O presidente não pode participar, conduzir e julgar o processo de impeachment.