Atualmente, no Amazonas, existem dois órgãos criados com a finalidade de formular e executar a política de proteção, defesa e orientação do consumidor, ambos com a mesma função, mudando somente a região em que atua.


O Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (PROCON/AM), é responsável por atender às demandas do Estado de maneira geral, tendo como atual gestor, Jalil Fraxe.


A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (SEMDEC), é o órgão responsável pela defesa dos consumidores de Manaus, capital do Estado do Amazonas, que até então tinha como representante, o secretário Rodrigo Guedes, que recentemente precisou abrir mão do cargo para concorrer às eleições de 2020 como vereador.


Guedes vinha se destacando no decorrer dos anos na SEMDEC pela sua persistência em certificar-se de que a população estava tendo conhecimento de seus direitos e sendo linha de frente contra as injustiças acometidas aos consumidores da cidade, diariamente recebendo denúncias e fazendo averiguações.


Rodrigo também ficou conhecido pelo seu enfrentamento em uma força tarefa para denunciar a ação de possíveis quadrilhas em postos de gasolina, ação que foi intitulada como “Cartel dos combustíveis”. O ex-secretário foi também, responsável por entregar à CPI dos Combustíveis uma série de documentos essenciais colhidos durante a ação dos Procons em Postos de Gasolina e distribuidoras.


Guedes havia sido candidato a vereador pelo Partido do Social Democracia Brasileira (PSDB), em 2016, agora Rodrigo concorre novamente ao pleito 2020 e afirma que a capital do Amazonas necessita de políticos que auxiliem na defesa do consumidor.