Parintins – Nesta quinta-feira (7), o número de infectados pelo coronavírus dentro da Unidade Prisional de Parintins e na Delegacia Interativa de Polícia chamou a atenção das autoridades do município juntamento com a equipe de saúde. Dos 35 apenados, 24 testaram positivo para Covid-19, no DIP, dos sete presos, dois testaram positivo para a doença.

O número totaliza 26 detentos infectados, sendo que 11 deles obtiveram da Justiça o benefício de cumprir a pena em prisão domiciliar. Do presídio conseguiram o direito de se recuperar em casa, nove presos e da delegacia foram conduzidos à domiciliar, dois detentos.

Na última quarta-feira, (6), um princípio de motim chegou a ser registrado na unidade prisional por conta das infecções. Porém, a situação foi controlada pela Polícia Militar. A Defensoria Pública do Amazonas disse que já abriu uma ação contra o Estado exigindo melhorias no sistema carcerário da cidade.

O comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar de Parintins, tenente-coronel Corrêa Júnior comentou sobre o direito da prisão domiciliar concedido aos detentos infectados.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Defensoria. Nós sabemos que dentro da unidade a situação é complicada e colabora para novas infecções, devido à baixa ventilação e o ambiente fechado. Não há como deixar todos presos lá dentro e provocar problemas maiores, como uma possível rebelião, por exemplo”, disse.

Sobre o trabalho de monitoramento dos detentos, o comandante afirmou que a polícia irá usar a inteligência da corporação.