Depois de ser identificada, a mulher que gravou um vídeo propagando notícias falsas sobre caixões sendo enterrados com paus e pedras quando deveriam ter supostas vítimas da COVID-19 em Belo Horizonte se desculpou. Em nova gravação nesta quarta-feira (6), ela se retrata pelo ocorrido. Nessa terça, Valdete Pereira Zanco já havia publicado nota de retratação por meio de seu advogado.

Desta vez, Valdete foi identificada formalmente pela Polícia Civil, que compareceu à cidade de Campanha, no Sul de Minas, e levou a investigada até a uma delegacia para prestar depoimento. Ela gravou o vídeo se retratando e teve o celular apreendido para exames periciais.

Nas imagens, Valdete diz estar arrependida e pede perdão ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ao governador Romeu Zema, e a todos que ‘se sentiram entristecidos’ pelo ato. “Sofri bastante com tudo isso que aconteceu e estou aqui para pedir desculpa e perdão”, afirmou.

Desde a semana passada, após o vídeo gravado por Valdete viralizar, a Polícia Civil buscava informações sobre autora e havia até pedido para que a população ajudasse a identificá-la, ao mesmo tempo em que orientava a mulher a se apresentar a uma delegacia para se explicar.

A gravação causou grande impacto nas redes sociais, servindo para que muitos questionassem as medidas adotadas pela PBH de fechamento do comércio e manutenção do distanciamento social e até quanto ao alcance e a letalidade do novo coronavírus.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar eventual crime de denunciação caluniosa, além de difamação contra autoridade pública e contravenção penal de provocação de tumulto ou pânico. A pena para esses casos, somadas, pode chegar a até nove anos de prisão, além de multa.

“Ela havia visto no Facebook um fato ocorrido em Belo Horizonte no qual caixões com pedras e pedaços de madeira haviam sido desenterrados. Na data da gravação do vídeo, no interior da loja onde trabalha, ela recebeu um cliente que, coincidentemente, fez os mesmos comentários, o que a fez julgar o ocorrido como verdade”, alega o advogado Alexsander Ribeiro, em nota divulgada nessa terça-feira.

“Valdete reconhece humildemente o erro e pede perdão ao município de Belo Horizonte e a seu ilustre prefeito e a todos quantos foram atingidos negativamente por este equívoco que cometeu. Gostaria ainda de frisar que minha cliente já se apresentou à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jacutinga/MG na data de 04/05/2020, onde foi lavrada a ocorrência, deixando registrado o incidente, contribuindo com a Justiça e para que essa seja promovida”, disse o advogado. 

Confira o vídeo